Pesquise no blog :)

14 de agosto de 2012

Meu corpo, meus seios, minhas regras!!


                Comecei a me interessar pela causa feminista recentemente, quando caí na real que o machismo não é coisa de “feminazis”, que ele realmente ainda está presente na nossa sociedade.  Acompanhando alguns blogs feministas (cito o Escrevalolaescreva, que acesso diariamente), fui abrindo os olhos para coisas que antes considerava normal e hoje vejo que só são normais porque vivemos em uma sociedade patriarcal.

Em Maio deste ano aconteceu a segunda Marcha das Vadias aqui, no Rio de Janeiro. O movimento nasceu em Toronto, no Canadá, depois que um policial, que estava palestrando na universidade da cidade, falou que para evitar estupros as meninas deviam parar de se vestir como “vadias”. A declaração gerou revolta nas estudantes, que organizaram a Marcha.
 
A Marcha veio para o Brasil com o slogan: “Se ser livre é ser vadia, todas somos vadias.” e saiu em várias cidades em diferentes estados. Temas polêmicos como a legalização do aborto e a também legalização da profissão de prostituta também foram abraçados. No Rio de Janeiro, mulheres com os seios à mostra entraram no pátio de uma Igreja em Copacabana, gerando confusão e intervenção policial.

 
O grande rebuliço era porque muitas mulheres estavam seminuas.  Não posso dizer com exatidão, mas boa parte das meninas que estavam manifestando estava vestida. Algumas até de burca. Outras estavam de biquíni. Outras (me incluo nessas), de sutiã. Algumas de calcinha e sutiã. Outras de seios de fora.  As pessoas se disseram indignadas. “Um absurdo mulher de peito de fora no meio da rua. Têm crianças, famílias andando por aqui!” 


                O que gera toda essa indignação tem nome. A mulher precisa sentir vergonha de seu corpo. Ela precisa saber e dizer aos outros o quão pura ela é, o quão puro e intocável o seu corpo é. É a visão machista e retrógrada de que o corpo da mulher deve ser cultuado, escondido, que é vulgar deixá-lo a mostra, que é feio mostrá-lo.  Que quem anda com os seios de fora é vadia. Qual é a grande diferença entre homens e mulheres? Porque homens podem andar sem camisa e mulheres não? Porque as mulheres são obrigadas a se cobrirem? Para não serem estupradas? Ensinem aos homens a não estuprar, não as mulheres a não serem estupradas. Não podemos viver aprisionadas por medo. Porque as mulheres já têm o peso do medo de serem violentadas só pelo fato de serem mulheres. E usar uma roupa mais curta é “querer chamar atenção”. E se algo acontecer “a culpa foi dela, quem mandou se vestir assim?”. Sem a blusa então? É óbvio que elas vão ser atacadas. Homens são animais e não conseguem segurar seus instintos. Eles atacam as mulheres seminuas. Só pelo fato de serem mulheres. 

O que me revolta é saber que a televisão e as bancas de jornal estão estampadas de fotos de seios. E as feministas não condenam isso. As feministas defendem que eu, você, elas, e todas as outras mulheres façam o que quiserem com seu próprio corpo. Sim, SEU corpo. Porque o seu corpo não é de homem nenhum (pai, irmão, marido, namorado...), não é do Estado (pra ele decidir se você deve ou não abortar, como você deve ter seu parto...), muito menos da Igreja (qualquer igreja). Quem tem poder sobre o seu corpo é você. E é por isso que as feministas lutam e mostram os seios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale você também ;)